کد مقاله کد نشریه سال انتشار مقاله انگلیسی نسخه تمام متن
7536991 1488613 2017 21 صفحه PDF دانلود رایگان
عنوان انگلیسی مقاله ISI
La sangre del pueblo (también) es lesbiana: la experiencia artístico-política de Lesbianas en la Resistencia (1995-1997)
موضوعات مرتبط
علوم انسانی و اجتماعی علوم اجتماعی جامعه شناسی و علوم سیاسی
پیش نمایش صفحه اول مقاله
La sangre del pueblo (también) es lesbiana: la experiencia artístico-política de Lesbianas en la Resistencia (1995-1997)
چکیده انگلیسی
Este artigo analisa as relações entre ativismo lésbico e arte política em Buenos Aires, Argentina, no principio dos anos 1990. O enfoque é no grupo Lesbianas na Resistência, e a sua intervenção entre 1995 e 1997 na Praça de Maio, a praça pública mais importante da cidade pelo seu significado histórico, simbólico e político. Partindo de uma metodologia feminista e queer, e fazendo reconstrução histórica com a memoria oral de seus membros, o trabalho faz mapeamento dos elementos centrais da ação do grupo (o corpo, a visibilidade, a construção do fazer coletivo com materiais “precários ou de resíduos”). Esta pesquisa permitiu recuperar uma experiência pouco conhecida na historiografia local, investigar as formas pelas quais a militância lésbica e o ativismo artístico foram articulados durante aqueles anos de contexto neoliberal, e gerar modos para recuperar a memória coletiva LGBTTT, utilizável para pensar o presente.
ناشر
Database: Elsevier - ScienceDirect (ساینس دایرکت)
Journal: Debate Feminista - Volume 54, September 2017, Pages 63-83
نویسندگان
, ,